Header Ads

Intercâmbio Lagos-Hamburgo


Integrados no plano de atividades do projeto eTwinning “Footprints”, foi desenvolvido um intercâmbio entre a Escola Secundária Gil Eanes, Lagos/Portugal e a Stadtteilschule-Barmbeck, Hamburgo / Alemanha.
Neste sentido, foram realizadas duas mobilidades de alunos entre os dois países: de 12 a 19 de maio do corrente ano, vinda de um grupo de dez alunos e dois professores alemães à cidade de Lagos. De 26 de junho a 3 de julho de 2017, deslocação de um grupo de dez alunos e dois professores portugueses a Hamburgo; em ambas as situações, os alunos ficaram alojados em casa de alunos.
O grupo alemão era composto pelos alunos Mohsen Abaszadeh, Wiktoria Kłobut, Daved Chamoun, Tyama Chamoun, Ramiar Jamel, Fahim Yousufi, Martin Held, Michaelá Alcântara, Olivia Brés, Jennifer Babace e pelos professores Asun Fernandez e Gerd Jueckstock. O grupo português integrou os alunos Carolina Lisa, Bruno Freitas, Gonçalo Barroso, Marcela Pereira, Mariana Rodrigues, Pedro Taquelim, Raquel Carvalho, Tiago Monteiro, Tomás Barata, Vera Santos e os professores Mário Guedes e Raquel Silva.
As diferenças entre a nossa cidade e a cidade de Hamburgo são evidentes, no entanto, através desta viagem procurámos centralizar as atividades na descoberta das marcas e da influência portuguesa nesta cidade alemã. Com este objetivo em mente foi desenvolvido todo um programa de atividades implementado ao longo de uma semana.
De entre as atividades previstas, fazia parte uma visita ao Mercado Ibérico (com passagem pela Rua Amália Rodrigues), à Secretaria Luso-Hanseática, ao Consulado Português, ao Bairro Português, à Estátua de Vasco da Gama e ao Cemitério Judaico de Altona; constituindo-se estas como algumas das “pegadas” portuguesas em solo alemão.
Destacamos, de entre as várias atividades, a visita ao Cemitério Judeu e ao Consulado Português dado que, através destas, percebemos algumas das razões que estão por detrás dos quase 13000 portugueses (ou lusodescendentes) atualmente a viver em Hamburgo. Basicamente, na origem deste fluxo migratório para aquela cidade está o surgimento da inquisição em Portugal; recordamos que, em dezembro de 1496, Dom Manuel assinou uma ordem de expulsão do país de todos os judeus - não convertidos- no prazo de dez meses, sob pena de morte e confisco dos respetivos bens.
Nesta semana em Hamburgo, para além do referido acima, visitamos quatro escolas, a Stadtteilschule Barmbek, a escola bilingue Rudolf-Ross-Grundschule, a escola Staatliche Schule für Energietechnik e o Centro de Língua Portuguesa - Camões, a funcionar na Universidade de Hamburgo, o que nos ajudou a compreender melhor o sistema de ensino alemão e, em particular, a preocupação em perpetuar a língua portuguesa em território alemão.
Desde sempre que este tipo de projetos proporciona aos alunos experiências inesquecíveis e de grande enriquecimento histórico-cultural e pessoal. Esta viagem não foi exceção e ficará para sempre nas nossas memórias.

Texto elaborado pela aluna Mariana Rodrigues, 10ºB

Revisto pelos professores Mário Guedes e Raquel Silva






Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.