Header Ads

Mobilidade a Hamburgo

 

No âmbito do Projeto Erasmus+ KA1, os docentes Ana Teresa Oliveira (Físico-Química e Professora Bibliotecária) e Ricardo Teodósio (Eletrotecnia) deslocaram-se a Hamburgo, a fim de desenvolverem um programa de “Job Shadowing”.
A Ana Teresa, acolhida pela Stadtteilschule Barmbek, teve a oportunidade de conhecer o funcionamento do Centro de Recursos desta escola, de participar em aulas de Química dos 9.º, 10.º e 11.º anos, de trocar impressões e experiências com o colega desta disciplina e complementarmente, de visitar a Rudolf-Ross-Grundschule, uma escola primária, na qual existem turmas de ensino bilingue Português/Alemão.
A partir do próximo ano letivo será implementado um projeto que incluirá o intercâmbio de materiais e a planificação de atividades conjuntas entre uma das docentes desta escola primária e uma turma/escola de 1.º ciclo do nosso Agrupamento, em moldes a definir no Plano Anual de Atividades a Biblioteca Escolar 2017/2018.
O Ricardo Teodósio foi acolhido na Staatliche Gewerbeschule Energietechnik, uma escola técnica, pós ensino obrigatório na Alemanha. Esta visita foi coordenada/orientada pelo colega e coordenador dos cursos Matthias Pieper. Assim, a semana iniciou-se com a receção do docente pela colega Ulrike Leidreiter, que mostrou as instalações da escola. Teve a oportunidade de conhecer todo o funcionamento interno da instituição, bem como o funcionamento do sistema de ensino alemão e o processo de seleção dos alunos que frequentam esta instituição. Durante a semana, foi proporcionada ao docente a oportunidade de interagir com uma turma de refugiados, assistir a aulas do último ano de eletrónica, visitar as instalações da empresa Hamburguer Ausbildungszentrum, que complementa a formação dos alunos que frequentam a escola, e, também, visitar as instalações de uma prisão de alta segurança, para uma reunião entre o coordenador dos cursos da escola e os responsáveis das empresas; visitou, por último, as instalações da Lufthansa.
Esta experiência serviu para o docente Ricardo Teodósio conhecer uma nova realidade de ensino e trazer novas ideias que poderão ser implementadas à realidade portuguesa, tais como: a implementação de clube das tecnologias, que poderá englobar a robótica, eletrónica, arranjo de computadores e/ou arranjo das instalações elétricas da escola. Com a criação deste clube os alunos poderão implementar na prática o que aprendem no curso.
Paralelamente às experiências profissionais, estes dois docentes tiveram a oportunidade de conhecer a maravilhosa cidade de Hamburgo, nomeadamente no que diz respeito à história dos portugueses nesta cidade e às estreitas relações existentes entre estes dois povos.


Texto dos professores Ana Teresa Oliveira e Ricardo Teodósio








Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.