Header Ads

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Testemunha  Moshé Aelion (Salónica) 1

No passado dia 27 de Janeiro, realizou-se no auditório da Escola, uma sessão subordinada ao tema “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto” - As testemunhas do Holocausto…

Nesta sessão dinamizada pelos professores Cristina Marreiros, Elisabete Flosa e Luís de Abreu, estiveram presentes os alunos das turmas F e G do 9º ano, E e F do 11º ano e C do 12º ano. O professor Luís de Abreu explicou que no dia 27 de Janeiro de 1945, o campo de concentração e extermínio de Auschwitz foi libertado pelas tropas soviéticas, daí a realização a nível mundial da referida memória.

Em seguida foi projectado o vídeo “Children of Holocaust” que apresenta a história e o desenvolvimento do extermínio sistematizado de mais de 1,5 milhões de crianças, destas, 1,2 milhões de crianças judias, sobretudo naquele campo da Polónia.

Após a projecção do referido vídeo foram apresentadas fotografias tiradas em Israel às testemunhas do Holocausto e das barbáries cometidas pelas tropas nazis em França e na Polónia – Claudine Rondel, Havka Raban, Moshé Aelion e Ruth Zuma das quais se juntam fotografias.

E com base nas vivências dos professores com as referidas testemunhas foi contada a história de cada uma delas, durante o período da ocupação da Europa pelo exército alemão.

Foi ainda focada a formação sobre o Holocausto, realizada em Agosto de 2013 no Instituto Yad Vashem, em Jerusalém, por estes professores.

Durante toda a sessão estiveram acesas seis velas, que simbolizam os 6 milhões de judeus, mortos durante o Holocausto.

Texto do professor Luís Abreu

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.